CAPUCCINO CASEIRO SEM AÇÚCAR

Acordar de manhã e ir despertando aos poucos, preparar cum cafezinho cremoso, tomar com calma, enquanto escrevo no meu diário, ou enquanto desenho…
Essa com certeza é uma manhã perfeita!

Mas tinha duas coisas que não estavam dando muito certo pra mim, todos os capuccinos comprados prontos, fossem os artesanais, fossem os industrializados, sempre eram doce demais pro meu paladar. Além disso percebi que a cafeína não estava fazendo um bom efeito em mim e aí tinha que limitar a quantidade de vezes que tomava o café e nunca no período da tarde.

Começou a saga pela busca do capuccino perfeito pra mim e a solução foi fazer a minha própria “fórmula mágica” que atendesse às minha necessidades.
Essa receita é completamente adaptável e isso que é o barato de criar suas próprias receitas e do feito em casa, você faz suas escolhas de acordo com que é importante pra você!

Então vamos lá, a receita é super facil de fazer! Elas rende bastante então se você não usa muito, vale fazer metade da receita, ou colocar em potinhos de vidro e presentear os amigos 🙂

INGREDIENTES:

  • 400g de leite em pó (para os veganos, acredito que leite em pó de coco deve ficar bem gostoso, ou outras opções de leite em pó vegetal, se tu testar me conta?)
    • O leite em pó instantâneo facilita o preparo da bebida pois o leite dissolve mais fácil, mas eu prefiro o integral, apesar disso, por conter menos ingredientes adicionados)
    • Para os veganos, uma dica de Isa do @to_comendo (Herbívora – Alimentação vegana – Rotina sem sofrimento animal), é fazer a mistura sem o leite e na hora de preparar, ao invés de usar água, usar leite vegetal líquido que é mais acessível. Fica menos cremoso, mas dá certo)
  • 50 g de café solúvel (eu uso descafeinado pelo motivo citado lá em cima) (se tu gosta de um café mais fraco e adocicado, pode usar o dolca)
  • 1 barra de chocolate 120g – 140g (como eu gosto do café menos doce eu uso sempre acima de 60% de cacau e se achar necessário adoço posteriormente, pra quem tem uma preocupação com os ingredientes ou é vegano é só buscar uma marca que esteja alinhada aos seus hábitos alimentares)
  • 3 colheres cheias de café de bicarbonato de sódio
  • 3 colheres rasas de sopa de canela em pó

A primeira coisa a fazer é ralar o chocolate no ralador mais fino que você tiver. A dica é deixar ele umas horinhas na geladeira antes de começar a ralar. Depois vai misturar bem todos os ingredientes e passar por uma peneira fina.
É importante não descartar o que fica na peneira e sim passar um colher, pressionando contra a trama da peneira, assim você não perde nada e a mistura fica bem homogênea.

Para armazenar, coloque em potes de vidro com tampa.

Na hora de preparar a bebida eu gosto de fazer assim:

Fervo a água, coloco pó até encher a xícara na metade e colocou um pouquinho só de água, o suficiente pra dissolver e criar uma espécie de creminho, misturo bem e depois vou acrescentando o restante da agua aos poucos pela beiradinha da xícara mexendo com cuidado pra preservar um pouco de espuma e creme na parte de cima da bebida!

Eu gosto de tomar o meu com um pãozinho quente na chapa (melhor combinação) e de escolher uma xícara bem linda pra deixar esse momento do café gostosinho em todos os sentidos. Essa daí é @ocolecionista

E aqui tá a receitinha no Meu Livro de Receita mais amô da vida! Onde eu guardo as receitas especiais, que contam história e me trazem aconchego!
Agora é palavra é sua, me conta um pouquinho de tu?
Cê gosta de café e de cozinhar? Qual é o momento perfeito pra um cafezinho? E suas receitas? cê guarda tudo no celular e nunca sabe onde tá? Ou tem um monte de papelzinho enfiado no meio dos cadernos? hahahaha quero saber 🙂

Um beijo

Evinha

 

Pra tu que também quer um livro fofo pra guardar receitas queridas!

evinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.